Postagem em destaque

TSE encerra testes públicos de urnas para as eleições de 2024

Partido dos Trabalhadores (PT), uma história de lutas

 O Partido dos Trabalhadores (PT), completou 43 anos de sua fundação no último dia 10

foto: Brasília

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado em fevereiro de 1980, durante um período de forte repressão política no Brasil, como uma organização sindical e popular que buscava a conquista de direitos e transformações sociais no país. Em 1982, o partido concorreu às eleições pela primeira vez, elegendo alguns vereadores e deputados estaduais em diferentes regiões do Brasil.

Com a redemocratização do país, o PT cresceu em popularidade, elegendo diversos prefeitos, governadores e deputados federais e estaduais. Em 2002, o partido elegeu Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, cargo que ele ocupou por dois mandatos consecutivos, até 2010.

Durante o período em que esteve à frente do governo federal, o PT implementou diversas políticas sociais que beneficiaram milhões de brasileiros, como o Bolsa Família, o programa Minha Casa Minha Vida, a expansão do acesso à educação e a saúde, além de outras medidas que contribuíram para a diminuição da desigualdade social no país.

No entanto, o PT também esteve envolvido em escândalos de corrupção que abalaram sua imagem e sua reputação. O partido foi acusado de participar de esquemas de desvio de recursos públicos, o que levou à prisão de alguns de seus principais líderes e ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Entre as principais lideranças do PT, podemos citar Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, José Dirceu, Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann, atual presidente nacional do partido. O partido tem uma forte identificação com as causas sociais e a luta por igualdade e justiça, e mantém uma base de militantes e simpatizantes em todo o Brasil.